Estava agorinha lendo uma reportagem sobre mulheres desbravadoras e comecei a pensar na sorte que temos de ter nascido nos dias atuais. Quando paro para pensar nesse tema, concluo que tem suas vantagens e desvantagens a vida moderna, mas também, acredito qua antigamente algumas coisas pareciam melhores.
De toda forma, creio que com toda a liberdade que as mulheres tem hoje em dia para se expressar e todas as "conquistas adquiridas", ainda é muito dificil ser mulher, pois os homens se acham no direito de sempre querer nos colocar para baixo, e se brigamos, ficamos como as feministas mal amadas ou a mulher super independente que quer ser poderosa, devoradora de homens etc. Não há um equilíbrio. Claro que não são todos os homens que são assim e outros agem assim só de vez em quando e às vezes até por um costume geral.
Mesmo assim, essas conquistas citadas acima, essa liberdade, não deveriam ser coisas que deveríamos brigar para ter pois as relações entre as pessoas deveriam ser muito diferentes do que foram e do que ainda são. Essa dominação, essa discriminação, não deveriam existir. Claro que boys will always be boys e humanos sempre serão humanos mas as coisas deveriam ser repensadas seriamente para serem alteradas mesmo que aos poucos.
Desejar feliz dia das mulheres sem parar para pensar no real significado disso é cair na mesmice; claro que é o que mais acontece e é ai que mais uma vez questiono essas comemorações todas.
Enfim, voltando ao foco, fico muito feliz e orgulhosa quando penso que mulheres antes de mim brigaram para votar, para serem professoras, prefeitas, médicas, advogadas, e porque não cozinheiras*, para trabalharem fora de casa e terem voz na sociedade, para aprenderem a ler e escrever, a vestir calças, a mostrar os braços...
E não poderia deixar de citar as grandes mulheres que existem na minha vida e que me ensinaram a brigar por um mundo diferente e mais justo, menos preconceituoso. Mulheres como minhas bisavós, avós, mãe, tias que criaram muitos filhos, foram professoras ou nunca puderam aprender a ler pois o pai nunca permitiu, que se divorciaram e casaram com homens mais jovens, que foram mães solteiras e que souberam erguer famílias dignas e que estão ai tentando seu lugar ao sol.
Meus parabéns a todas nós, pois eu sei muito bem o que ainda temos de enfrentar todos os dias para estar nesse mundo e não sermos só mais objetos manipuláveis.
*Fazendo um curso duas semanas atrás, o professor me perguntou para qual cargo estava me aplicando no navio e eu respondi "cozinheira". Ele respondeu: Nossa, cozinheira!!!! É tão raro ver mulheres nas cozinhas de navio. Você é corajosa.
Fiquei orgulhosa de mim ;)
Na foto: Minha mãe, eu, minha bisavó e minha avó.

Nenhum comentário:
Postar um comentário